domingo, 19 de setembro de 2010

Muita calma nessa hora!!!

Esse artigo é para você que está na véspera de escolher o curso que se increverá no vestibular e que ainda não tem certeza de qual será, e também é para você que já escolheu e que está um pouco apreensivo (a) com a chegada desta grande etapa na vida de todos nós.

Se você percebe que a cabeça está pesada e um cansaço físico e mental lhe acompanham, fique você sabendo que você é normal então CALMA NESSA HORA!!

Quanto mais nervoso (a), irritado (a) e conseqüentemente desfocado (a) você estiver, a situação tende a piorar ... não é praga não ...é a pura realidade.



Vamos a algumas orientações:

- Você que ainda não escolheu o curso, procure conversar com alguém que possa lhe ajudar nessa hora, um professor, um parente próximo, um amigo ou mesmo um orientador de carreira.

- Procure conversar com as pessoas a sua volta, busque apoio, um ombro amigo e um ouvido de plantão, faz toda a diferença e leve isso para a vida toda ... vai funcionar nos momentos mais difíceis;

- Inclua na sua rotina um momento de descontração e relaxamento, seja para escutar uma musica, para orar (você pode achar estranho, no entanto, muitos estudantes independentes da religião estão incluindo esta prática e com bons resultados), meditar, tomar um sorvete ou simplesmente fixar-se em uma paisagem agradável e tentar não pensar em nada é um caminho.

- Depois disso volte aos estudos e lembre-se esse é o começo de uma estrada longa e que apenas está começando e precisa demais do seu equilíbrio físico, mental e espiritual.

- Á propósito, você tem se alimentado bem? Inclua uma alimentação balanceada na sua rotina, segundo alguns cientistas o cérebro tende a ficar mais azeitado e com melhor funcionamento.


E lembre-se: Muita calma nessa hora!!!

Até a próxima!!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Deu branco na redação? o que fazer?

  • Tenha calma e não se desespere nem se assuste.
  • Releia o que se pede e delimite o tema para desenvolver o assunto (Merece uma dissertação genérica ou específica, ou seja, vamos partir do geral ou do específico?).
  • Selecione a melhor idéia para fazer a frase-núcleo.
  • Verifique se o tema pode delimitar o assunto.
  • Vamos fixar o objetivo (para que, com que finalidade, qual a dimensão, em que ambiente, como vou formar a lógica do pensamento escrito?).
  • Selecionar a linha de pensamento, dentro dos limites, para facilitar a coerência.
  • Reler os parágrafos vendo se a formulação e a tradução das idéias periféricas como argumentação da proposta central e da finalização do texto estão distribuídas adequadamente.
  • Formar a conclusão com consciência de que todas as idéias estão amarradas e que não existe nenhum pensamento solto na redação.
  • Verificar as características de organização, unidade, coerência, clareza e concisão.

20 erros comuns em redações.

1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.


2 - "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias.


3 - "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais.


4 - "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idéias.


5 - Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.


6 - Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti.


7 - "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.


8 - "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundâncias: Sair fora ou para fora, elo de ligação, monopólio exclusivo, já não há mais, ganhar grátis, viúva do falecido.


9 - "Venda à prazo". Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a pé, a esmo, a cavalo, a caráter.


10 - "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.
11 - Atraso implicará "em" punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade.


12 - Vive "às custas" do pai. O certo: Vive à custa do pai. Use também em via de, e não "em vias de": Espécie em via de extinção. / Trabalho em via de conclusão.


13 - Todos somos "cidadões". O plural de cidadão é cidadãos. Veja outros: caracteres (de caráter), juniores, seniores, escrivães, tabeliães, gângsteres.


14 - O ingresso é "gratuíto". A pronúncia correta é gratúito, assim como circúito, intúito e fortúito (o acento não existe e só indica a letra tônica). Da mesma forma: flúido, condôr, recórde, aváro, ibéro, pólipo.


15 - A última "seção" de cinema. Seção significa divisão, repartição, e sessão equivale a tempo de uma reunião, função: Seção Eleitoral, Seção de Esportes, seção de brinquedos; sessão de cinema, sessão de pancadas, sessão do Congresso.


16 - Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc.


17 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.


18 - Não viu "qualquer" risco. É nenhum, e não "qualquer", que se emprega depois de negativas: Não viu nenhum risco. / Ninguém lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confusão.


19 - A feira "inicia" amanhã. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanhã.


20 - Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunções subordinativas e os advérbios: Não lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.

Turbinando sua Leitura!



Para melhorar a leitura, devemos evitar a vocalização que é o seguinte: quando lemos, tendemos a vibrar as cordas vocais, como se estivéssemos lendo em voz alta. Isso é um cacoete herdado da época do primário quando a tia nos mandava ler em voz alta para que ela se certificasse de que sabíamos ler de verdade. Mas, agora, não precisamos mais vocalizar. Portanto, leia apenas com o cérebro sem vibrar as cordas vocais. Policie-se no começo e conscientize-se de que para ler não precisamos ativar a garganta. Faça de conta que ela não existe, que você é mudo. Isso funcionou para mim.
Outra dica: quando ler, evite ler palavra a palavra, mas sim capture grupos de palavras e entenda o seu significado como um todo, sem ficar dissecando cada palavra. Substitua a compreensão local pela global. Leia sem se importar com os artigos, preposições e pronomes. Capture a essência da mensagem, ignorando as perfumarias. Sei que esses conselhos vão deixar alguns professores de Português com os cabelos em pé, mas na hora "H" da batalha que é o vestibular, devemos otimizar a velocidade de leitura e jogar fora o peso morto. Temos apenas dois ou três minutos para resolver cada teste e o momento do exame pouco se presta para ser um cultor refinado da língua pátria. Exceto, é claro, quando estamos numa prova escrita, com questões analítico-expositivas que exigem uma linguagem apurada nas respostas.

Macetes para prova (Biologia, Física, Matemática, Química)

FÍSICA
Calorimetria
Fórmula : Q = M.C. T. Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.Macete : Qui Ma Ce Te, Qual Ma Ce Te, Qualquer Ma Ce Te ...


Calorimetria 1
Fórmula : Q = M.L. Uso: Fórmula usada para medir variação de calor de um corpo.Macete : Qui Mole


Eletricidade
Fórmula: V = R.i Uso: Medir voltagem, corrente de um sistema elétricoMacete : Você = Ri


Pressão
Fórmula: P.v = n.R.t Uso: Medir pressão de gases e liquidosMacete : Prostituta Velha = Nao Rejeita Tarado


Pressão1
Fórmula:
p.v-=-P.V
tT
Uso: Medir pressão de gases e liquidosMacete : Piviti Povotó

Espaço no M.R.U.
Fórmula: S= So + V.t Uso: Usado para medir o tempo, espaço e velocidae no M.R.UMacete: Sorvete


Espaço no M.R.U.V
Fórmula: S= So + Vo.t + at²
___________________      2 
Uso: Usado para medir o tempo, espaço e velocidade no M.R.U.VMacete: Sorvetão, só votat


Velocidade M.R.U.
Fórmula: V = Vo + a.t Uso: Calcular a velocidade no M.R.UMacete: Vê vó, arte!


Trabalho
Fórmulas: T = F.d Uso: Fórmulas usadas para achar a quantidade de trabalho, deslocamento, atrito e a força de um corpo:Macete: Trabalho é F_d_


Força
Fórmula : F = M.a Uso: Fórmula usada para medir a força, massa ou atrito de um corpoMacete : Fórmula da "FAMA"


Velocidade
Fórmula : V = Vo + A.T Uso: Fórmula usada para medir a velocidade final, inicial , tempo de deslocamento ou atrito de um corpo. Macete : Vi Você a Toa


Velocidade 1
Fórmula : V² = Vo² + 2.G./\SUso: Fórmula usada para medir a velocidade final, inicial , tempo de deslocamento ou atrito de um corpo.Macete : Vovo e Vovó com 2 gostosas numa pirâmide sexual
obs* /\ significa delta


Distância
Fórmula: D = v.T Uso: Fórmula usada para calcular a distância, velocidade ou tempo de um corpo.Macete: Deus vê Tudo


Velocidade Inicial, Atrito
Fórmula: V = Vo + a.d.2
Uso:
 Fórmula usada para calcular a velocidade, velocidade inicial, atrito ou distancia de um corpo.
Macete: Vovo e vovó ainda dão 2


MATEMÁTICA
Quadrado da Soma
Fórmula : a² + 2.a.b + b² Uso: Quando você encontra a situação: (a+b)²Macete : Usar a fórmula acima


Quadrado da Diferença
Fórmula: a² - 2.a.b + b² Uso: Quando você encontra a situação: (a - b)²Macete : Usar a fórmula acima


Cubo da Diferença
Fórmula: (a-b).(a²+a.b+b²) Uso: Quando você encontrar a situação: a³ - b³Macete: Usar a fórmula acima e prestar atenção nos sinais.


Cubo da Soma
Fórmula: (a+b) (a² - a.b + b²) Uso: Quando você encontrar a situação: a³ + b³Macete: Usar a fórmula acima e prestar atenção nos sinais.


Adição de Arcos
Fórmulas: cos(A-B) = cosA.cosB + senA.senB (coça A, coça B + senta A, senta B)
________ cos(A
+B) = cosA.cosB - senA.senB ( coça A, coça B - senta A, sentaB)
________ sen(A
-B) = senA.cosB - senB.cosA (senta A, coça B - senta B, coça A)
________ sen(A
+B) = senA.cosB + senB.cosA ( senta A, coça B + senta B, coça A) Uso: em adição de arcos Macete: Usar os macetes que estão em frente às fórmulas e prestar muita atenção nos sinais 

Área de Quadriláteros
Quadrado: lado x lado
Retângulo: 
base x altura
Losango: 
½ x diagonal maior x diagonal menor
Trapézio:
base maior x base menorx altura
2

Paralelogramo: base x altura Massa (ou volume) de uma Esfera


Para calcular o volume ou massa: 4/3 x pi x R³Para calcular a área: 4.pi.R² Raízes de Eq. de 2o. Grau
Fórmula : soma das raízes = -b , e produto das raízes = c
--        --------------------------- a -----------------------
a
Isso é de grande utilidade para achar as raízes rapidamente
Tabuada do 9
Vc conhece a tabuada do 9, então veja essa, coloque suas mão emparelhadas para melhor visualização, então escolha qual número vc que multiplicar por "9", então conte os dedos da esquerda p/ a direita e abaixe o dedo que corresponde ao número escolhido previamente, os dedos que ficarem à esquerda do abaixado, correspondem a casa das dezenas e os que ficaram à direita a casa das unidades,
EX: 3 x 9  
|  |  -  |  |  |  |  |  |  |
2                       7
| = dedo normais, - = dedo abaixado

BIOLOGIA

Níveis Taxonômicos

Para decorar a sequência: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
memorize essa frase: 
rei ficou claramente orgulhoso da família dogenro escolhido


QUÍMICA

Bases Nitrogenadas
Nomes das Bases Nitrogenadas: A - T, G - CMacete: Agnaldo Timoteo e Gal CostaNo DNA: Adenina,Timina,Guanina,CitosinaNo RNA: Substitui Timina por Uracila.

Como estudar na última hora?

• Não é recomendável promover grandes alterações na intensidade dos estudos às vésperas das provas. O estudante deve procurar manter o ritmo de revisão das matérias adotado durante o ano, buscando no cotidiano o equilíbrio entre estudo e lazer. 

• A reta final é favorável à prática. O vestibulando deve priorizar, na hora do estudo, as questões de vestibular. O ideal é fazer provas de concursos anteriores da instituição na qual o candidato vai tentar a vaga. O estudo teórico deve ser evitado, se significar sobrecarga para o estudante. 

• O estudante não pode deixar de lado as matérias em que tem facilidade, mas também não deve priorizá-las. Uma alternativa para esse período final é tentar atenuar as dificuldades que o aluno eventualmente tenha em algum conteúdo. 

• As festas de fim de ano são importantes e o vestibulando não deve ficar fora delas. São uma oportunidade de relaxar e confraternizar com familiares e amigos, evitando pressões de última hora em relação ao vestibular. Para candidatos que estão longe da família, os feriadões de Natal e Ano-Novo podem ser uma boa chance para matar a saudade.

10 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO VESTIBULAR:


- Começar a prova pelas matérias que você sabe. 

- Desenvolver um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, assim se consegue ter uma alta qualidade de estudo.

- Uma prova bem feira exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso na hora da prova e acabar tendo o temido "branco".

- Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa forma de fixar e aprender.

- Não faltar em nenhuma aula e sempre fazer os exercícios propostos.

- Conseguir ter uma leitura crítica.

- Aproveitar todas as fontes de informação que nos cercam, como jornais, revistas e blogs, e sempre se manter atualizado. 

- Entender que o vestibular não é o fim do mundo e que ele é igual para todos.

- Saber que pode mudar de curso é fundamental para não encarar o vestibular como um bicho de sete cabeças.

- Ter em mente que alguma educação é melhor que nenhuma: sempre tenha um plano B.



sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CORRA E NÃO SE PREJUDIQUE!!!

Alunos,
Aproveitem a última semana antes da apliação das provas bimestrais para entregar tudo que foi solicitado e se possível adiante o que puder para não passar sufoco na semana de prova. A P6 será de 27/09 a 01/10, não fique de bobeira afinal é sua nota que está em jogo, porém mais importante ainda é você adquirir conhecimento sobre o que é estudado e lembre-se este semestre o peso é maior. Mas claro, aproveite vá se distrair, pois se você estuda e descansa terá a mente livre de preocupações e se garantirá nas provas.



BOA SORTE!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

IFSP DIVULGA 175 VAGAS EM DIVERSAS ÁREAS



O IFSP está com inscrições abertas até 08 de outubro, exclusivamente pelo site. A prova ocorrerá em 07 de novembro de 2010 e os salários variam de R$ 1.821,94 (técnico) a até R$ 6.106,51(docente).
São 104 vagas para docentes, nas áreas de Informática, Educação, Eletrônica, Gestão, Direito, Francês, Educação Física, Física Matemática, Automação Industrial, Mecânica, Indústria e Energia, Construção Civil, Inglês, Eletrotécnica, Arquitetura, Produção, Geografia e Química. Já as oportunidades para técnico-administrativos (71) são para os cargos de Auxiliar de Biblioteca, Assistente de Alunos, Assistente em Administração, Técnico em Agropecuária, em Tecnologia da Informação, em Contabilidade e Técnico em Laboratório nas áreas de Edificações, Eletrônica, Informática e Mecânica. Os candidatos que possuam ensino superior poderão concorrer às vagas de Administrador, Bibliotecário-Documentalista, Contador e Médico.




 CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS INFORMAÇÕES

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma escolha sábia




A Fortec está com inscrições abertas na Coordenação para a Semana Vocacional, onde alunos do 9º ano e amigos podem decidir por uma profissão técnica.


VENHA PARTICIPAR

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sistema do governo ajuda estudantes a entrar em universidades públicas.

Criado em 2009, o SISU oferece vagas em instituições do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. Todo o processo pode ser acompanhado via web.   




Sisu





Sistema de Seleção Unificada: esse ainda é um termo pouco conhecido, mas que promete ajudar muitos estudantes a entrarem em alguma Universidade Pública do Brasil. Criado em 2009 pelo Ministério da Educação, o SISU oferece vagas em instituições de Ensino Superior do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. A seleção do candidato é feita a partir da nota que ele alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, ter um bom resultado no ENEM é fundamental!
"O SISU iniciou no ano passado, então a primeira edição foi no ano passado. Agora nós temos uma nova edição com cerca de 16 mil vagas, no ano passado foram cerca de 50 mil vagas e pro final do ano nós devemos ter 60 ou 70 mil vagas com novas adesões", diz Mateus Prado, presidente do instituto Henfil.
Se você gosta da área de tecnologia, é uma boa oportunidade para tentar uma vaguinha. Estão disponíveis cursos de sistema de informação, análise de sistemas e engenharia em sistemas digitais, por exemplo. Para participar do processo não precisa pagar nada, é necessário apenas ter o número de inscrição do ENEM. Com ele você consegue ter acesso às vagas e faculdades disponíveis. No vestibular do meio deste ano, por exemplo, 35 instituições públicas destinaram aproximadamente 16 mil vagas para concorrência no SISU. São quinze universidades federais, duas estaduais e dezoito institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os alunos que participam do programa podem concorrer a duas opções de cursos diferentes em qualquer instituição do país que esteja cadastrada.
O SISU também valerá no vestibular do fim deste ano. O MEC ainda não divulgou a lista de universidades que pretendem abrir vagas para candidatos, mas é bom ficar de olho. Se você é estudante e não tá afim de se estressar com o vestibular, clique no link acima e veja como se cadastrar no SISU.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mercado de trainee e estágio aquece no 2º semestre; veja 13,4 mil vagas.

De olho nos estudantes que concluirão cursos de nível técnico e superior em dezembro e na reposição dos atuais estagiários e trainees que deixarão seus postos no fim do ano, incluindo os de nível médio, o segundo semestre é usado pelas empresas para a seleção de novos candidatos.


Atualmente, há pelo menos 13,4 mil oportunidades abertas em 52 empresas para diversas regiões do país para suprir essa demanda.


Nesta temporada, a Associação Brasileira de Estágios prevê a abertura de 52 mil vagas em todo o Brasil, sendo 42 mil para estudantes de nível superior e 10 mil para quem está nos níveis médio e técnico.
A Cia de Talentos, consultoria especializada em programas de trainee e estágio, selecionará candidatos para cerca de 50 programas durante este segundo semestre, totalizando 1.654 vagas, sendo 554 para 27 programas de trainees e 1.100 para 20 programas de estágio. Essas vagas podem ser obtidas no site http://www.ciadetalentos.com.br/.

De julho até o final de agosto, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 15 mil vagas, sendo 8.400 para estudantes de nível superior, 3.600 para tecnólogo, 2.250 para nível médio-técnico e 750 para ensino médio. Dessas, cerca de 2,5 mil estão abertas, http://www.nube.com.br/.


No Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), são cerca de 8 mil a 10 mil vagas por mês, mas a maior demanda deve acontecer nos meses de novembro a fevereiro, disse a empresa. De acordo com o centro, fora as vagas que já costumam abrir mensalmente, houve um acréscimo de 60 mil ofertas entre novembro e fevereiro passados. Entre julho e agosto deste ano já houve o acréscimo de 10 mil vagas para estudantes. Os interessados devem cadastrar o currículo no site http://www.ciee.org.br/.

Perfil para conquistar vaga


De acordo com Renata Damásio, consultora da Cia de Talentos, a demanda é sempre maior na segunda parte do ano por que esse é o período em que a maioria dos estudantes está concluindo seus cursos. A consultora dá algumas dicas para os estudantes que pretendem ter um bom resultado na seleção. Veja abaixo.

-> Ter todos os requisitos solicitados pela empresa, como formação e idiomas.

-> Preencher corretamente todos os dados nos formulários online.


-> Ficar atento aos e-mails, por onde costumam ser enviadas as convocações para as etapas seguintes.


-> Informar-se sobre a área de atuação da empresa antes de participar das etapas individuais, avaliando se há identificações com os produtos e atividades da companhia.


-> Participar com tranquilidade e ativamente das dinâmicas de grupo, de forma que as consultoras possam conhecê-los.


-> Agir com naturalidade e espontaneidade para que os avaliadores tenham a oportunidade de conhecer o candidato como ele será no dia a dia da empresa.


-> Lembrar que ser espontâneo não é o mesmo que ser informal, afinal o candidato está sendo avaliado.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Segurança é saúde. Pratique esta idéia!!!





SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, é uma semana obrigatória pela alínea 0, item 5.16 da NR 5, portaria do Ministério do Trabalho e Emprego DSST n° 8/99, na qual a empresa proporciona aos seus colaboradores momentos de informações a respeito de prevenção e conscientização quanto a segurança e acidentes no trabalho.



Nossos serviços de SIPAT tem como objetivo principal transmitir informações para a saúde do colaborador, de forma divertida e bem humorada. As palestras acontecerão entre 24 a 27 de agosto, às 19h30; na Av. Presidente Wilson, nº 1013 (tel.: 3467-6776). Segue abaixo a programação da XVIII SIPAT:

Data: 24/08
Tema:
Quanto vale sua saúde?
Palestrante:
Prof. Enio Rodrigues
Data: 25/08
Tema:
Sedentarismo e Obesidade
Palestrante:
Prof. Ana Carolina de Almeida Braz
Data: 26/08
Tema:
Segurança saber e pratica
Palestrante:
Prof. Samyr Barcot
Data: 27/08
Tema:
Medicina Preventiva
Palestrante:
Grupo Saúde e Vida

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogos Olímpicos da Juventude



Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento multi-desportivo internacional realizado a cada quatro anos, da mesma forma dos Jogos Olímpicos. O grande idealizador deste evento esportivo foi o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge,  porém a mesma só foi aprovada pelo COI em 6 de julho de 2007, após 6 anos da proposta.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão já está ocorrendo em Cingapura, terá 12 dias no máximo e com a participação de 3.500 atletas (entre 14 e 18 anos) e 875 oficiais para participar nos Jogos de Verão, enquanto que a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, será realizada em 2012 e são esperados 970 atletas e 580 oficiais.

Clique na Imagem para entrar no Site.

Acompanhe os Jogos Olímpicos da Juventude 2010


sábado, 14 de agosto de 2010

64 anos de evolução...



No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que desde seu surgimento vem revolucionando o mundo, integrando cada vez mais pessoas e auxiliando em todas as áreas.
Neste dia do ano de 1946, surgiu o ENIAC, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Eletronic Control Company. O primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador, apesar de operar com válvulas, o ENIAC era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Crescendo junto à sociedade!


Este mês foi inaugurada a Creche Mãe Maria, mantida por um convênio entre a Fortec e a Prefeitura de Cubatão (cidade onde localiza-se a creche).A mesma atenderá crianças de 1 a 4 anos em período integral.
Proporcionando às crianças educação, lazer, cultura, saúde, alimentação e principalmente, carinho e proteção, visando minimizar suas necessidades. Sua estrutura conta com sala de linguagem oral e escrita, sala de integração social e movimento, sala de ciências, matemática, artes, música e projetos, pátio com quadra poliesportiva, playground, brinquedoteca, videoteca e refeitório. 
A creche conta com uma equipe formada por professoras e assistentes educacionais, nutricionista, fonoaudióloga, entre outros profissionais preparados.
As inscrições já estão abertas na Prefeitura de Cubatão. Mais informações: Praça dos Emancipadores, s/nº - (13) 3362-6363. 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Eleições


Quem deve votar?


No Brasil, o alistamento é obrigatório aos maiores de dezoito anos e facultativo, aos analfabetos e aos maiores de setenta anos. É facultativo também, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e, vedado aos estrangeiros e aos jovens recrutados para o serviço militar obrigatório.


* Devemos tomar muito cuidado com a ideologia de votar nulo, devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. Assim com certeza teremos um país melhor e mais consciente, afinal votar nulo não ajudará desenvolver nosso país.

Cargos Eletivos
Vereadores - levam para o Prefeito os problemas da minha cidade, da minha rua, como iluminação, asfalto, água potável, esgotos etc.


Prefeito – exerce seu mandato, como Chefe de Poder, na direção superior da administração pública municipal. Por via de conseqüência, e face ao modelo brasileiro, o Prefeito, regra geral, arroga-se à chefia política da comunidade, não sem fundadas razões. Vai escutar as propostas dos vereadores e ver o que poderá ser feito. Além disso, o Prefeito cuida do lixo, dos impostos, etc.


Governador – Representa no âmbito interno, o Estado-Membro, em suas relações jurídicas, políticas e administrativas. Participa do processo legislativo e tem, sob sua responsabilidade, a Segurança Pública, pela polícia civil e militar.


Deputados estaduais -  Ele atua na Assembléia Legislativa ou na Câmara Distrital com funções, notadamente, de legislador, em casa unitária e de fiscalizador do Poder Executivo. Cada constituição Estadual consagra outras atribuições, exclusivas ou não, dos deputados estaduais. Levam para a Assembléia Legislativa projetos de leis que beneficiem o estado que representa.


Deputados federais - Representante do povo, na integração da sociedade; a sua representação tem o caráter de representação nacional embora estejam presos à sua base de sustentação política. Criam novas leis e votam junto com os senadores os projetos e as novas leis.


Senadores - O Senado Federal tem funções legislativas, fiscalizadoras, autorizativas, julgadora, aprovadora de autoridades e outros de sua competência privativa. Na função legislativa pode funcionar como Câmara Revisora. Vistoria tudo que o presidente faz, e para onde vai nosso dinheiro.


Presidente - exerce as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo, tendo dentre outras atribuições, a direção superior da administração federal, como também, manter relações com Estados estrangeiros, e, ainda, exercer o comando supremo das Forças Armadas.