quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mercado de trainee e estágio aquece no 2º semestre; veja 13,4 mil vagas.

De olho nos estudantes que concluirão cursos de nível técnico e superior em dezembro e na reposição dos atuais estagiários e trainees que deixarão seus postos no fim do ano, incluindo os de nível médio, o segundo semestre é usado pelas empresas para a seleção de novos candidatos.


Atualmente, há pelo menos 13,4 mil oportunidades abertas em 52 empresas para diversas regiões do país para suprir essa demanda.


Nesta temporada, a Associação Brasileira de Estágios prevê a abertura de 52 mil vagas em todo o Brasil, sendo 42 mil para estudantes de nível superior e 10 mil para quem está nos níveis médio e técnico.
A Cia de Talentos, consultoria especializada em programas de trainee e estágio, selecionará candidatos para cerca de 50 programas durante este segundo semestre, totalizando 1.654 vagas, sendo 554 para 27 programas de trainees e 1.100 para 20 programas de estágio. Essas vagas podem ser obtidas no site http://www.ciadetalentos.com.br/.

De julho até o final de agosto, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) prevê a abertura de 15 mil vagas, sendo 8.400 para estudantes de nível superior, 3.600 para tecnólogo, 2.250 para nível médio-técnico e 750 para ensino médio. Dessas, cerca de 2,5 mil estão abertas, http://www.nube.com.br/.


No Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), são cerca de 8 mil a 10 mil vagas por mês, mas a maior demanda deve acontecer nos meses de novembro a fevereiro, disse a empresa. De acordo com o centro, fora as vagas que já costumam abrir mensalmente, houve um acréscimo de 60 mil ofertas entre novembro e fevereiro passados. Entre julho e agosto deste ano já houve o acréscimo de 10 mil vagas para estudantes. Os interessados devem cadastrar o currículo no site http://www.ciee.org.br/.

Perfil para conquistar vaga


De acordo com Renata Damásio, consultora da Cia de Talentos, a demanda é sempre maior na segunda parte do ano por que esse é o período em que a maioria dos estudantes está concluindo seus cursos. A consultora dá algumas dicas para os estudantes que pretendem ter um bom resultado na seleção. Veja abaixo.

-> Ter todos os requisitos solicitados pela empresa, como formação e idiomas.

-> Preencher corretamente todos os dados nos formulários online.


-> Ficar atento aos e-mails, por onde costumam ser enviadas as convocações para as etapas seguintes.


-> Informar-se sobre a área de atuação da empresa antes de participar das etapas individuais, avaliando se há identificações com os produtos e atividades da companhia.


-> Participar com tranquilidade e ativamente das dinâmicas de grupo, de forma que as consultoras possam conhecê-los.


-> Agir com naturalidade e espontaneidade para que os avaliadores tenham a oportunidade de conhecer o candidato como ele será no dia a dia da empresa.


-> Lembrar que ser espontâneo não é o mesmo que ser informal, afinal o candidato está sendo avaliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário