terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sistema do governo ajuda estudantes a entrar em universidades públicas.

Criado em 2009, o SISU oferece vagas em instituições do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. Todo o processo pode ser acompanhado via web.   




Sisu





Sistema de Seleção Unificada: esse ainda é um termo pouco conhecido, mas que promete ajudar muitos estudantes a entrarem em alguma Universidade Pública do Brasil. Criado em 2009 pelo Ministério da Educação, o SISU oferece vagas em instituições de Ensino Superior do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. A seleção do candidato é feita a partir da nota que ele alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, ter um bom resultado no ENEM é fundamental!
"O SISU iniciou no ano passado, então a primeira edição foi no ano passado. Agora nós temos uma nova edição com cerca de 16 mil vagas, no ano passado foram cerca de 50 mil vagas e pro final do ano nós devemos ter 60 ou 70 mil vagas com novas adesões", diz Mateus Prado, presidente do instituto Henfil.
Se você gosta da área de tecnologia, é uma boa oportunidade para tentar uma vaguinha. Estão disponíveis cursos de sistema de informação, análise de sistemas e engenharia em sistemas digitais, por exemplo. Para participar do processo não precisa pagar nada, é necessário apenas ter o número de inscrição do ENEM. Com ele você consegue ter acesso às vagas e faculdades disponíveis. No vestibular do meio deste ano, por exemplo, 35 instituições públicas destinaram aproximadamente 16 mil vagas para concorrência no SISU. São quinze universidades federais, duas estaduais e dezoito institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os alunos que participam do programa podem concorrer a duas opções de cursos diferentes em qualquer instituição do país que esteja cadastrada.
O SISU também valerá no vestibular do fim deste ano. O MEC ainda não divulgou a lista de universidades que pretendem abrir vagas para candidatos, mas é bom ficar de olho. Se você é estudante e não tá afim de se estressar com o vestibular, clique no link acima e veja como se cadastrar no SISU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário